Promoções do Dia - SUBMARINO

quarta-feira, 17 de março de 2010

Questões Resolvidas - UERJ - 1997 - 1° Dia

Prova Química - UERJ - 1997
Gabarito Química - UERJ - 1997


Click na imagem para visualiza-lá melhor.


RESPOSTA CORRETA LETRA (C)


O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7), neutra (pH = 7), ou básica/alcalina (pH > 7). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 a 25 °C, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura.

CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE PH
pt.wikipedia.org (PH)





Click na imagem para visualiza-lá melhor

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

O que é micível?
RESPOSTA: Que pode ser misturado.


LIGAÇÃO IÔNICA
Ligação Iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion. No sal de cozinha, as ligações entre os íons sódio e cloreto são iônicas. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal tem uma configuração eletrônica semelhante a de um gás nobre, quase totalmente preenchida de elétrons. Eles tem alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion. Os dois ou mais íons logo se atraem devido a forças eletrostáticas. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força similar às ligações covalentes.


CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS
pt.wikipedia.org (LIGAÇÕES IÔNICAS)


Click na imagem para visualiza-lá melhor.




LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO (PONTE DE HIDROGÊNIO)

As ligações de hidrogênio (referidas erroneamente, em vários livros didáticos, como pontes de hidrogênio) são interações que ocorrem entre os íons de hidrogênio e dois ou mais átomos, de forma que o hidrogênio sirva de "elo" entre os átomos com os quais interage. São as interações intermoleculares mais intensas, medidas tanto sob o ponto de vista energético quanto sob o ponto de vista de distâncias interatômicas.

A ligação no hidrogênio é um dos casos especiais da tabela periódica pois na ligação covalente ou iônica que consiste na troca ou surgimento de eletrons o hidrogênio fica estável apenas com dois eletrons na sua camada de valência. O átomo de hidrogênio, em vez de se unir a um só átomo de oxigênio, pode se unir simultaneamente a dois átomos de oxigênio, formando uma ligação entre eles. Essa ligação é chamada ligação de hidrogênio e se forma sobretudo com os elementos muito eletronegativos (F;O;N). Entretanto esta ligação, do tipo eletrostático, não é muito firme, sendo preferível representá-la em pontilhado ou em tracejado nas fórmulas.


Explicação
Por exemplo, um átomo de hidrogênio de uma molécula de água (H2O) interage com átomos de oxigênio das moléculas vizinhas. Todas as características e propriedades físicas particulares da água resultam de sua estrutura molecular. A diferença de eletronegatividade entre os átomos de hidrogênio e de oxigênio gera uma separação de cargas. Assim, os átomos ligeiramente positivos de hidrogênio de uma molécula interagem com os átomos parcialmente negativos de oxigênio de outra molécula vizinha. Essas ligações criam uma cadeia que pode se rearranjar muitas vezes, permitindo que a água líquida flua em toda parte. Os átomos de hidrogênio e oxigênio podem interagir com muitos tipos de moléculas diferentes, razão pela qual a água é considerada o solvente mais poderoso conhecido. Essa ligação dá uma notável característica à água: a tensão superficial. .

As ligações de hidrogênio também existem dentro de uma mesma molécula, como nas proteínas e nos ácidos nucleicos. Em ambos os casos elas são importantes na manutenção da estrutura da macromolécula.

A sua baixa energia (1 a 10 kJ/mol) permite o rompimento da ligação com o aumento da temperatura, daí os eventos de desnaturação das proteínas e do RNA, além da dissociação da dupla fita de DNA.
Existem dois tipos de ligação de hidrogenio: a intramolecular e a intermolecular. A ligação intramolecular se faz na mesma molécula e a intermolecular se faz entre duas moléculas.

CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO
pt.wikipedia.org (LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO)


Click na imagem para visualiza-lá melhor




LIGAÇÃO COVALENTE

A ligação covalente é um tipo de ligação química entre átomos, caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de Elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrónicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica. Existem dois tipos principais, a ligação-σ (Ligação Sigma} e a ligação-π (Ligação Pí)

Ligações covalentes normalmente ocorrem entre átomos com eletronegatividades similares e altas (geralmente entre dois não-metais), dos quais remover completamente um elétron requer muita energia.

Um tipo especial de ligação covalente é a ligação covalente dativa, também conhecida como ligação covalente coordenada, que ocorre quando um único átomo fornece ambos os elétrons da ligação.


CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE LIGAÇÕES COVALENTE
pt.wikipedia.org (LIGAÇÕES COVALENTE)

CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE LIGAÇÕES COVALENTE DATIVA OU COORDENADAS
pt.wikipedia.org (LIGAÇÕES COVALENTE DATIVA OU COORDENADAS)


FORÇA DIPOLO INDUZIDO
A força dipolo induzido-dipolo induzido ou dipolo instantâneo-dipolo induzido ou Forças de Van der Waals ou ainda Forças de Dispersão London é uma força de atração que aparece nas substâncias formadas por moléculas apolares, no estado sólido ou líquido. A nuvem eletrônica nas moléculas apolares é uniforme, não aparecendo cargas.

Essa nuvem pode sofrer deformação por ação externa, como aumento de pressão e diminuição de temperatura, provocando, então, uma distribuição desigual de cargas, o que faz com que surja um dipolo.

O dipolo instantâneo induz a polarização da molécula vizinha, resultando uma atração fraca entre elas.

CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE FORÇA DIPOLO INDUZIDO
pt.wikipedia.org (FORÇA DIPOLO INDUZIDO)



Click na imagem para visualiza-lá melhor

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

Click na imagem para visualiza-lá melhor!





Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Click na imagem para visualiza-lá melhor.



CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE HALOGÊNIO
pt.wikipedia.org (HALOGÊNIO)





Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

(RESOLUÇÃO) Professor: Fabiano Ramos Costa (http://www.fabianoraco.oi.com.br/)
Quando se diz que determinada concentração está expressa na concentração %(m/V) significa que há x gramas de soluto para cada 100 mL de solução. Portanto, na solução de soro fisiológico há 0,9 g de NaCl para cada 100 mL de solução (ou seja, do soro). Se há 0,5 L (equivalente a 500 mL) de soro, a massa de NaCl nessa solução será 5 vezes maior, ou, por regra de três simples:

100 mL solução -------- 0,9 g NaCl

500 mL solução -------- x

X = (500 mL x 0,9 g)/100 mL = 4,50 g NaCl (alternativa “C”).





Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE LIGAÇÃO SIGMA
pt.wikipedia.org (LIGAÇÃO SIGMA)

CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE HIBRIDIZAÇÃO
pt.wikipedia.org (HIBRIDIZAÇÃO)

Click na imagem para visualiza-lá melhor!





Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)


ISOMERISMO
Isomerismo ou Isomeria ("iso" = "mesmo" , "meros" = "partes") é o fenômeno caracterizado pela existência de duas ou mais substâncias que apresentam fórmulas moleculares idênticas, mas que diferem em suas fórmulas estruturais. Por exemplo: Etanol e Éter dimetílico possuem a mesma fórmula (C2H6O).

O estudo da isomeria é dividido em duas partes:

* Isomeria plana - o fenômeno pode ser percebido pela simples análise da fórmula estrutural plana;
* Isomeria espacial (Esteroisomeria) - neste caso, a isomeria só é perceptível por meio da análise da fórmula estrutural espacial. A isomeria espacial é dividida em duas partes: a isomeria geométrica (cis-trans ou ExZ) e a isomeria óptica.

Isomeria Plana

* De função: Ocorre quando tem-se compostos de funções químicas diferentes, com a mesma fórmula molecular, porém, com propriedades diferentes.

* De cadeia: Ocorre quando tem-se dois compostos pertencentes à mesma função química, que apresentam a mesma fórmula molecular, porém com cadeias diferentes.


CLICK E SAÍBA MAIS SOBRE ISOMERISMO
pt.wikipedia.org (ISOMERISMO)



ETOXI-ETANO
O etoxietano, também conhecido como éter etílico, éter sulfúrico, ou simplesmente éter, tem fórmula molecular C4H10O e fórmula estrutural CH3CH2-O-CH2CH3.

OBS: A fórmula molecular do ETOXI-ETANA (ÉTER), é (C4 H10 O). Essa fórmula molecular é igual ao do 1-butanol C4 H10 O). Logo, apresentam a isomeria plana, e sendo de fato correta na questão.


Agora vamos verificar a igualdade de acetona (propanona) e propanal

A formula molecular de acetona (propanona) é CH3COCH3

Click na imagem para visualiza-lá melhor.



A formula molecular do Propanal é C3H6O

Click na imagem para visualiza-lá melhor!



OBS: A Acetona (propanona) e o Propanal, não apresentam a mesma forma molecular espacial. No entato, a fórmula molecular plana é a mesma.



Click na imagem para visualiza-lá melhor!


RESPOSTA CORRETA LETRA (C)



Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (D)




Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

CLICK E LEIA SOBRE EQUAÇÃO QUÍMICA
pt.wikipedia.org (EQUAÇÃO QUÍMICA)

CLICK E LEIA SOBRE REAÇÃO QUÍMICA
pt.wikipedia.org (REAÇÃO QUÍMICA)

CLICK E LEIA SOBRE QUÍMICA ORGÂNICA
pt.wikipedia.org (QUÍMICA ORGÂNICA)

FUNÇÕES QUÍMICAS

ÁLCOOL
pt.wikipedia.org (ÁLCOOL)


ENOL
pt.wikipedia.org (ENOL)
O enol pode ser identificado pelo grupo CH2=C-OH ligado a outro radical como CH3.

FENOL
pt.wikipedia.org (FENOL)



ÉTER
pt.wikipedia.org (ÉTER)


ÉSTER
pt.wikipedia.org (ÉSTER)



ALDEÍDO
pt.wikipedia.org (ALDEÍDO)

Comparação
Álcool: H3C-OH (metanol)
Aldeído: H2C=O (formol)

Exemplos:
HCHO: metanal ou formaldeído
CH3CH2COH: propanal
HOC-CH2-CH2-COH: butanodial (note que a numeração não é necessária, já que a função aldeído só pode estar na extremidade da cadeia)
Exemplos (Gráficos):
Metanal

Propanal



CETONA
pt.wikipedia.org (CETONA)
Exemplos:
propanona (a vulgar acetona): CH3-CO-CH3
butanona: CH3-CO-CH2-CH3
pentan-2-ona: CH3-CO-CH2-CH2-CH3
pentan-3-ona: CH3-CH2-CO-CH2-CH3
hexan-2-ona: CH3-CO-(CH2)3-CH3
hexan-3-ona: CH3-CH2-CO-(CH2)2-CH3
butanodiona (também conhecido por diacetilo): CH3-CO-CO-CH3
pentan-2,4-diona: CH3-CO-CH2-CO-CH3




ÁCIDO CARBOXÍLICO
pt.wikipedia.org (ÁCIDO CARBOXÍLICO)





AMINA
pt.wikipedia.org (AMINA)






AMIDA
pt.wikipedia.org (AMIDA)






Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)



Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)



Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

1° Passo:
É achar o n° mol de átomos, de percentual de 12,5%, sendo 100% igual a 1,6.

1,6 - 100%
x - 12,5%

100x = 1,6 * 12,5

100x = 20

x = 20 / 100 = 0,2 N° de mol de átomos


Observe o gráfico abaixo e verifique 0,2 N° de mol de átomos, está para 15 dias !


Assim, finalizando a questão com a resposta (B) (15 dias).




Click na imagem para visualiza-lá melhor!

RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

CLICK E SAIBA MAIS SOBRE SIMPLES TROCA
pt.wikipedia.org (SIMPLES TROCA)

CLICK E SAIBA MAIS SOBRE TERMODINÂMICA
pt.wikipedia.org (TERMODINÂMICA)

CLICK E SAIBA MAIS SOBRE ENTROPIA
pt.wikipedia.org (ENTROPIA)

SAIBA MAIS SOBRE ENTROPIA


RESOLUÇÃO DA QUESTÃO
DH = HF (energia final = Produto) + HI (energia inicial = Regente)

DH = (1385,3 * 3) - (1667,8 * 4)

DH = 4155,9 - 6.671,2

DH = - 2.515,3 ... Assim sendo a resposta correta letra (B)







RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário