Promoções do Dia - SUBMARINO

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Questões UFRRJ - 2008 - Fase 1

QUESTÃO – 39 – UFRRJ - 2008
“Onda de calor mata mais de 120 pessoas na Ásia. A temperatura mais alta foi registrada no distrito de Sibi, na Província do Baluquistão, no Paquistão, onde o calor chegou a 52 oC...”.
Publicidade. Folha On-line, agosto, 2006. Disponível em http://
www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u303366.shtml Acesso em 04/09/2007.

A notícia acima ilustra as possíveis conseqüências do descaso com a natureza. A tabela a seguir indica o ponto de fusão e o ponto de ebulição de algumas substâncias presentes no nosso cotidiano.

Éter etílico (PF)-116 (PE)34
Álcool (PF)-114 (PE)78
Naftaleno (PF)80 (PE)217

Estas substâncias, quando expostas à mesma temperatura registrada no distrito de Sibi (52 oC),apresentam-se, respectivamente, nos estados

(A) líquido, gasoso e líquido.
(B) gasoso, líquido e gasoso.
(C) líquido, gasoso e sólido.
(D) sólido, líquido e sólido.
(E) gasoso, líquido e sólido
RESPOSTA CORRETA LETRA (E)
Explicação:primeiramente o aluno teria que saber o que é Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição. Após, observar os pontos das substâncias. Bem podemos observar o Éter etílico o ponto de ebulição é de 34°, ou seja, o grau da Sibi é 52°, ou seja, Está em estado GASOSO.

PONTO DE FUSÃO: É um ponto até uma determinada temperatura, seja ela Celsius, Fahrenheit ou Kelvin. Da mudança de estado sólido para o estado líquido.
PONTO DE EBULIÇÃO: É um ponto até uma determinada temperatura, seja ela Celsius, Fahrenheit ou Kelvin. Da mudança de estado líquido para o estado gasoso.





QUESTÃO - 41 – UFRRJ – 2008
”Mattel anuncia ‘recall’ de 18,6 milhões de brinquedos. Após 15 dias recolhendo brinquedos por excesso de chumbo na tinta, a Mattel anuncia ‘recall’ de 18,6 milhões de brinquedos...”
Brincadeira de alto risco. In: Jornal O Globo, 27036, agosto, 2007.

O envenenamento por chumbo é um problema relatado desde a Antigüidade, pois os romanos utilizavam este metal em dutos de água e recipientes para cozinhar. No corpo humano, com o passar do tempo, o chumbo deposita-se nos ossos, substituindo o cálcio. Isto ocorre, porque os íons Pb+2 e Ca+2 são similares em tamanho, fazendo com que a absorção de chumbo pelo organismo aumente em pessoas que têm deficiência de cálcio. Com relação ao Pb+2, seu número de prótons, nêutrons e elétrons são, respectivamente:

(A) 82, 125 e 80.
(B) 82, 125 e 84.
(C) 84, 125 e 82.
(D) 82, 127 e 80.
(E) 84, 127 e 82.
RESPOSTA CORRETA LETRA (A)
Explicação:
Primeira observação que teria que fazer é na Tabela Periódica no elemento (Pb) lá terá o número atômico que é igual ao prótons. O Neutro = Massa – Prótons ... Massa = 207 e Prótons como já vimos é igual 82, ou seja, neutro é igual a 125. O próximo passo é achar o elétrons e para isso teria que saber o que é Cátion e Ânions.
Cátion : quanto o elemento químico está perdendo elétrons com o Pb+2. Observe o +2 significa que o Pb está perdendo 2 elétrons. Ou seja, o Pb+2 tem 80 elétrons, normalmente o número atômico é iqual a quantidade de elétrons mais lembre que ele perdeu 2 elétrons.
Ânions nada mais é que ganhar elétrons.







QUESTÃO – 45 – UFRRJ – 2008

Desde a pré-história, quando aprendeu a manipular o fogo para cozinhar seus alimentos e se aquecer, o homem vem percebendo sua dependência cada vez maior das várias formas de energia. A energia é importante para uso industrial e doméstico, nos transportes, etc. Existem reações químicas que ocorrem com liberação ou absorção de energia, sob a forma de calor, denominadas, respectivamente, como exotérmicas e endotérmicas. Observe o gráfico a seguir e assinale a alternativa correta:


(A) O gráfico representa uma reação endotérmica.
(B) O gráfico representa uma reação exotérmica.
(C) A entalpia dos reagentes é igual à dos produtos.
(D) A entalpia dos produtos é maior que a dos reagentes.
(E) A variação de entalpia é maior que zero.
RESPOSTA LETRA (B)


Uma reação exotérmica é uma reação químia cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é menor que a de seus reagentes, ou seja, ela libera energia (o que se dá na forma de calor). Um exemplo disso é a reação de combustão da madeira, que forma gás carbônico e água, liberando energia.
REAÇÃO EXOTÉRMICA: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a variação de energia é negativa.
REAÇÃO ENDOTÉRMICA: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Desta forma a variação de energia é positiva.

Hp = Entalpia dos produtos , Hr = Entalpia dos reagentes


Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo do cotidiano é a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio, processo que exige grande quantidade de energia.

Hp = Entalpia dos produtos, Hr = Entalpia dos reagentes.




QUESTÃO – 44 – UFRRJ – 2008
A adrenalina é uma substância liberada em nosso organismo em momentos de tensão, medo e pânico. Sua estrutura molecular é formada por uma cadeia mista, aromática, heterogênea, que é representada por:

Os grupos funcionais presentes na estrutura da adrenalina representam as seguintes funções químicas:

(A) álcool, fenol e amida.
(B) fenol, amina e álcool.
(C) amida, ácido carboxílico e fenol.
(D) carbilamina, álcool e fenol.
(E) álcool, amina e éter

RESPOSTA LETRA (B)

Se soubesse como é a estrutura química do FENOL, AlCOOL E AMINA(OBS: NÃO TEM OXIGÊNIO).








QUESTÃO - 46 - UFRRJ - 2008
O vinho, o vinagre, a acetona e o éter etílico são apenas alguns exemplos de compostos orgânicos que estão presentes no nosso cotidiano. Observe as estruturas dos compostos representadas abaixo e indique as funções às quais elas pertencem, respectivamente:

(A) aldeído, cetona, éter, álcool e ácido carboxílico.
(B) éter, cetona, ácido carboxílico, álcool e aldeído.
(C) ácido carboxílico, álcool, cetona, éter e aldeído.
(D) éter, álcool, aldeído, cetona e ácido carboxílico.
(E) cetona, aldeído, éter, ácido carboxílico e álcool.


RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Teriam que saber a estrutura das funções químicas !

2 comentários: