Promoções do Dia - SUBMARINO

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Questões Resolvidas - UFF - 2008 - 1° Fase - Multipla Escolha


RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Leia sobre Nomenclaturas !!!!
Química Orgânica
FONTE: pt.wikipedia.org

Química Inorgânica
FONTE: pt.wikipedia.org

Um pouco do você irá encontrar lá !!!
Esplicação de sal muito interesante no link !!!
FONTE: www.notapositiva.com









RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE CONDENSAÇÃO
FONTE: pt.wikipedia.org (CONDENSAÇÃO)









RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE PH
FONTE: pt.wikipedia.org (PH)











RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE DESTILAÇÃO
FONTE: pt.wikipedia.org (DESTILAÇÃO)










RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE QUÍMICA ORGÂNICA
FONTE: pt.wikipedia.org (QUÍMICA ORGÂNICA)


FUNÇÕES !!!!

ÁLCOOL
OBS: SEM DUPLA LIGAÇÃO NO CARBONO !!!




ENOL
OBS: DUPLA LIGAÇÃO NO CARBONO !!!






FENOL
OBS: ESTÁ EM UM ANEL AROMÁTICO. ( E POR ISSO NÃO É ÁLCOOL)





ÉTER
OBS: O OXIGÊNIO, ESTÁ AO MEIO DE CARBONOS.






ÉSTER
OBS: HÁ OXIGÊNIO EM UMA DUPLA LIGAÇÃO E TAMBÉM ENTRE CARBONOS.







ALDEÍDO
EX: HÁ UMA DUPLA LIGAÇÃO NO CARBONO (CUIDADO NÃO HÁ HIDROGÊNIO COM O OXIGÊNIO)




CETONA
EX: HÁ UMA DUPLA LIGAÇÃO NO CARBONO COM OXIGÊNIO ... OBSERVE QUE AS OUTRAS DUAS LIGAÇÃO SÃO DE CARBONO TAMBÉM.





ÁCIDO CARBOXÍLICO
OBS: EXISTEM 2 OXIGÊNIO .. E UM LIGADO AO UM HIDROGÊNIO.





AMINA
OBS: NÃO TEM OXIGÊNIO !!!! COM NITROGÊNIO






AMIDA
OBS: TEM OXIGÊNIO !!!! COM NITROGÊNIO
















RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

I) O triglicerídio da reação é um de triester.



III) Na estrutura apresentada para o biodiesel, considerando R uma cadeia saturada, identifica-se um átomo de carbono com hibridização sp2.

Quanto a natureza
Homocíclicas: As cadeias carbônicas cíclicas possuem somente átomos de carbono.
Heterocíclicas: cadeias carbônicas possuem pelo menos um heteroátomo(qualquer átomo diferente de carbono e hidrogênio que esteja localizado entre átomos de carbono).
Quanto a saturação
Saturadas: As cadeias carbônicas possuem ligações simples.
Insaturadas: As cadeias carbônicas possuem ligações duplas, triplas ou ambas.

Ligação sigma é uma ligação entre dois orbitais s ou um orbital s e um p ou ainda entre dois orbitais p que se interpenetram frontalmente. Normalmente o que ocorre é o seguinte: os de dois átomos de carbono, por exemplo, que são orbitais p, se ligam. A primeira ligação a ser formada é um sigma, porque os dos orbitais que estiverem mais próximos um do outro se interpenetram frontalmente. Observa-se uma simetria cilindrica sobre o eixo que une o centro dos dois atomos. A densidade eletrônica( o par de elétrons da ligação) vai se situar entre os núcleos dos átomos ligados; um ligação sigma entre os átomos mais importantes para a química do carbono pode ser feita por um orbital híbrido tipo sp, sp² ou sp³, e o orbital s do hidrogênio, ou com orbitais sp, sp² e sp³ de átomos maiores.
Uma ligação simples (A-B) é sempre sigma.
Uma ligação dupla (A=B) é sempre uma ligação sigma e outra pi.
Uma ligação tripla (AºB) é sempre uma ligação sigma e duas ligações pi.




CLICK NO LINK ABAIXO E LEIA SOBRE HIBRIDIZAÇÃO
FONTE: pt.wikipedia.org (HIBRIDIZAÇÃO)



IV) O glicerol é um poliálcool.














RESPOSTA CORRETA LETRA (E)


LEIA SOBRE ÓXIDO-REDUÇÃO
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em Química, a redução consiste na diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação de uma espécie química. Forçosamente, isto se dá através da transferência de elétrons vindos de outra espécie química.
Conceito original
Era simplesmente vista como uma reação com hidrogênio, mais tarde desenvolveu-se um conceito mais geral de redução.
Conceito atual
Pelo conceito moderno, redução significa ganho de elétrons. Em outras palavras, a diminuição algébrica da carga formal ou do número de oxidação - Nox.
Exemplo:
Seja a semi-reação:
Ag+ + e– Ag0
O Nox variou de:
Ag1+ Ag0 (1+ 0 )

Agente Oxidante
É a espécie reagente que sofre redução (ganha elétrons). Ao ganhar elétrons, esta espécie promove a perda de elétrons (oxidação) de outra espécie, agindo assim, como um agente oxidante.
Exemplo de agente oxidante
A espécie Ag+ é o agente oxidante na seguinte reação de simples troca:
Cu(s) + AgNO3 (aq) Cu(NO3)2 (aq) + Ag(s)



LEIA SOBRE ÂNODO
Ânodo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diagrama do Anodo de Zinco
Ânodo, ou anodo é o pólo positivo de uma fonte eletrolítica, no caso da eletrólise, é o eletrodo para onde se dirigem os ânions, no caso das válvulas termiônicas, ou válvulas eletrônicas, o ânodo é chamado de placa, é o eletrodo para onde se dirigem os elétrons acelerados termicamente pelo cátodo, eletrodo negativo, aquecido pelo filamento.
O ânodo é positivo e não negativo. O cátodo é negativo, já que em relação ao ânodo, possui mais elétrons livres, logo um potencial menor.


LEIA SOBRE ÂNION
FONTE: pt.wikipedia.org (ÂNION)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Redirecionado de Ânions)
A Wikipédia possui o:
Portal de Química
Um ânion (português brasileiro) ou anião (português europeu) é um íon com carga negativa. Eles são ametais que se ligam a metais formando a ligação iônica, quando em ligação, esses ametais, por terem alta eletronegatividade, tendem a atrair elétrons do metal com o qual está se ligando, então esse metal se transforma num cátion (carga positiva), pois perde elétrons e esse ametal se transforma num ânion(carga negativa), pois ganha elétrons.
Exemplos: nitrato (NO3-) e fluoreto (F-).












RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

CLICK NO LINK ABAIXO E LEI SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA (Detalhado)
FONTE: pt.wikipedia.org (LIGAÇÃO QUÍMICA)
As ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem as moléculas, que constituem a estrutura básica de uma substância ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos químicos. Os átomos destes elementos químicos ao se unirem formam a grande diversidade de substâncias químicas. Para exemplificar podemos citar o alfabeto em que podemos juntar as letras para formar as palavras. Os átomos, comparando, seriam as letras e, as moléculas seriam as palavras. Na escrita não podemos simplesmente ir juntando as letras para a formação de palavras: aasc em português não tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porém se organizarmos essas letras teremos casa que já tem o seu significado. Assim como na escrita a união estabelecida entre átomos não ocorre de qualquer forma, deve haver condições apropriadas para que a ligação entre os átomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia etc. As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos (ligação iônica). Como exemplo NaCl (cloreto de sódio). Compostos iônicos conduzem electricidade no estado líquido ou dissolvido. Eles normalmente têm um alto ponto de fusão e alto ponto de ebulição. Outro tipo de ligações químicas ocorre através do compartilhamento de elétrons: a ligação covalente. Como exemplo H2O (água). Existe também a ligação metálica onde os elétrons das últimas camadas dos átomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os átomos criando uma força de atração entre os átomos do metal, neste caso, não há perda de elétrons.

Ligações Iônicas ou Eletrovalentes
METAIS + AMETIAS (NÃO METAIS)


A camada de valência é a última camada do átomo ou o último nível de uma distribuição electrónica. Normalmente os electrões pertencentes à camada de valência são os que participam de alguma ligação química, pois são os mais externos. A contagem e distribuição dos elétrons é feita sempre de dentro (perto do núcleo) para fora.
Por Exemplo : 1s2 2s2 2p6 - têm 2 eletrons na camada de valência {{mínimo}

LIGAÇÃO COVALENTE













RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

ENTALPIA
FONTE: pt.wikipedia.org (ENTALPIA)
Entalpia é uma grandeza física. Representa a medida da energia do sistema que está disponível na forma de calor, isso à pressão constante. No Sistema Internacional de Unidades a unidade da entalpia é o joule (J) e é comumente representada pelo símbolo H.
Pode também ser definida de maneira mais simplista como as energias relacionadas com as mudanças de estado e variações de temperatura em uma reação química.



ENDOTÉRMICA
FONTE: pt.wikipedia.org (ENDOTÉRMICA)
Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo do cotidiano é a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio, processo que exige grande quantidade de energia.


EXOTÉRMICA
FONTE: pt.wikipedia.org (EXOTÉRMICA)
Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é menor que a de seus reagentes, ou seja, ela libera energia (o que se dá na forma de calor). Um exemplo disso é a reação de combustão da madeira, que forma gás carbônico e água, liberando energia.
Reação exotérmica: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a variação de energia é negativa.
Reação Endotérmica: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Desta forma a variação de energia é positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário