Promoções do Dia - SUBMARINO

domingo, 2 de agosto de 2009

Vídeos (Química)

O que é Entalpia? (youtube)





Quarta-feira (20/01)
O professor de química do curso PH, Guilherme Guimarães, dá uma aula em vídeo sobre tabela periódica. "Em uma prova de química, a tabela periódica é uma arma que, se bem usada, ajuda o candidato a ganhar tempo para responder as questões", diz.
Antes de começar a responder a prova, afirma o professor, perca 10 ou 20 segundos analisando a tabela. "Olhe os elementos, a anotação que fornece o número atômico deles, a massa atômica, a eletronegatividade. Olhe e saiba como os elementos estão distribuídos. Essa distribuição não ocorre de forma aleatória, mas sim em ordem crescente dos seus números atômicos", ensina.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1188200-7823-CONHECA+MELHOR+OS+ELEMENTOS+DA+TABELA+PERIODICA,00.html




Sexta-feira (05/02)
O professor de química do curso Poliedro, Guilherme Bastos, dá uma aula em vídeo sobre um tema muito cobrado em vestibulares: a Lei de Hess.
"A definição de Lei de Hess é a seguinte: o delta H de uma reação só depende de seus estados inicial e final e independe do caminho percorrido entre esses estados”, diz o professor.
"O mais importante nem é tanto o seu enunciado, mas principalmente a consequência: as equações químicas podem ser trabalhadas como equações matemáticas". O professor mostra exemplos. Assista ao vídeo.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1204792-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+A+LEI+DE+HESS,00.html





10/11/09 - 07h00 - Atualizado em 10/11/09 - 11h14
Saiba como diferenciar fenômenos físicos de químicos
A química trabalha a idéia da transformação como um fenômeno.
Ao contrário do químico, o físico não altera a estrutura da matéria.
A química trabalha a ideia da transformação como um fenômeno. E atualmente são observados dois deles muito importantes: os químicos e os físicos. O professor de química Edson Costa Pinto da Cruz, do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro, explica a principal diferença entre eles.
O fenômeno físico, segundo Cruz, não altera a estrutura da matéria. "Quando você pega o gelo e derrete, virando água, [a substância] não deixou em momento algum de ser água", diz o professor.
Por outro lado, os fenômenos químicos alteram a estrutura das substâncias, como ocorre com as combustões. "Quando se queima o carvão, ele gera CO2. Então, você deixa de ter uma determinada substância e passa a ter uma nova", explica.
O professor mostra, ainda, outros exemplos práticos. Ele faz demonstrações com o sulfato de cobre hidratado e com o clorato de sódio. A experiência feita com o sulfato de cobre é exemplo de um fenômeno físico. Ao aquecer, a substância fica esbranquiçada devido à saída de água. "Não há transformação química, o clareamento é apenas saída de água", diz.
Já o aquecimento do clorato de sódio representa um fenômeno químico. "Ele entra em combustão naturalmente pela grande parcela de oxigênio liberada e pela quantidade de energia absorvida no aquecimento. E, com isso, você gera uma grande quantidade de energia, produzindo a combustão. Isso é um fenômeno químico", explica.






9/11/09 - 07h00 - Atualizado em 09/11/09 - 07h00
Entenda mais sobre reações químicas e sua estrutura
Professor explica que toda reação química gera novas substâncias.
Equação deve ser fidedigna para descrever o processo.
Em todos os processos orgânicos ou não, há transformações químicas ou reações químicas. O professor de química Edson Costa Pinto da Cruz, do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro,explica o que são reações químicas e como funciona a sua estruturação.
“A química se propõe justamente a estudar as transformações que acontecem com as matérias: as reações entre elas, a dos dia a dia, o nosso crescimento, o desabrochar das plantas, a fotossíntese, a respiração”, afirma.
Segundo ele, toda reação química tem por característica geral gerar novas substâncias. “Então, com certeza, se não houver transformação, alterando a estrutura da matéria, não será reação química”, diz Cruz.
O professor toma como exemplo uma reação em que uma molécula de H2, formada por dois átomos de hidrogênio, está reagindo com uma molécula de cloro, formada por dois átomos de cloro. Se há uma reação, vai haver uma transformação, quebra de ligações e uma reorganização desse átomos, formando HCl.
Porém, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. “Sendo assim, se você partiu de dois hidrogênios e dois cloros, tem que chegar a dois hidrogênios e dois cloros. Então, foram produzidas duas moléculas de HCl.”
Diante disso, é necessário equilibrar uma reação química.
“Então, colocamos coeficientes à frente das substâncias para determinar que o número de átomos do primeiro membro seja sempre igual ao número de átomos do segundo membro.” Portanto, é importante garantir que a forma gráfica da reação, chamada de equação química, seja fidedigna e demonstre realmente o processo que aconteceu.
Na estequeometria, essa proporção é fundamental para determinar as quantidades das substâncias envolvidas em um processo químico.





30/10/09 - 07h00 - Atualizado em 30/10/09 - 16h08
Entenda como ocorre o deslocamento de equilíbrio
Entre os fatores estão concentração dos reagentes, pressão e temperatura.
Confira experiência realizada por professor de química.
Entender como ocorre o deslocamento de equilíbrio pode ser importante para a resolução de questões de química no vestibular.
O professor de química da unidade Tamandaré do curso Anglo, em São Paulo, Caê Lavor faz uma experiência para explicar como isso ocorre.
Ele coloca num tubo de ensaio uma pequena quantidade de uma solução de íons cromato, que é uma solução amarelada. Com a adição de uma solução aquosa de ácido clorídrico, vai ficando gradativamente laranja.
“Podemos também fazer o contrário. Considere agora uma pequena quantidade de uma solução de íons dicromato, que tem cor laranja. Ao acrescentarmos uma pequena solução de soda cáustica, ela vai ficar amarela. Isso é um exemplo de deslocamento de equilíbrio”, afirma o professor.
Segundo ele, o fator que provocou isso foi a concentração dos reagentes. Além da concentração das substâncias, a pressão e a temperatura também podem provocar o deslocamento desse equilíbrio. A pressão só vai provocar deslocamentos de equilíbrios onde participam substâncias gasosas. A temperatura sempre favorece a reação endotérmica.

Link:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1207684-7823-AS+MUDANCAS+CLIMATICAS+E+SUAS+AMEACAS,00.html







QUÍMICA (EFEITO ESTUFA)
O efeito estufa é responsável por manter as condições da Terra que permitem a existência de seres vivos. Sem o efeito estufa, explica João Usberco, professor de química da unidade Tamandaré do Anglo, em São Paulo, a temperatura da Terra seria de -20ºC. "O problema é a intensificação desse efeito estufa", afirma.

O principal responsável pelo efeito estufa é o gás carbônico.

Quando o dióxido de carbono está no estado sólido, ele é denominado gelo seco. O professor realiza uma experiência para gelo seco para explicar como ocorre a liberação do gás carbônico.

"O CO2 é um óxido ácido, que reage com a água, que origina um ácido. Essa reação ocorre em toda bebida gaseificada. Todo refrigerante é uma solução ácida em função da presença desse equilíbrio." (confira o vídeo).






13/08/09 - 07h00 - Atualizado em 13/08/09 - 07h00
Professor de química explica como saber se uma molécula é assimétrica
Saiba mais sobre isomeria óptica na segunda parte da aula.
Ele também dá dicas de fórmulas simples para fazer cálculo.
Há um artifício para saber se uma molécula é assimétrica e que funciona para a grande maioria dos vestibulares. Numa segunda aula sobre isomeria óptica, o professor de química Marcelo Polachini, que dá aula na unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, explica como o vestibulando pode fazer na hora da prova.
"O carbono que possui quatro ligantes diferentes é chamado de carbono assimétrico ou carbono quiral. É isso que você deve procurar na molécula e não a assimetria, que dá muito trabalho".
Ele afirma ainda que, com um conjunto de carbonos assimétricos diferentes, é possível usar fórmulas matemáticas simples para fazer cálculos.





15/08/09 - 07h00 - Atualizado em 15/08/09 - 07h00
Saiba mais sobre geometria molecular
Professor de química explica as características da teoria VSEPR.
Valor do ângulo entre as ligações químicas é cobrado nas provas.
Para conseguir prever como será a geometria de uma molécula, que costuma aparecer em questões dos principais vestibulares, é preciso conhecer a teoria VSEPR.
Professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, Marcelo Polachini, explica as principais características dessa teoria.
A molécula com dois átomos só pode ser linear. No caso da molécula com três átomos, pode ser linear ou angular. As moléculas com quatro átomos, por sua vez, pode ser trigonal plana ou piramidal. As moléculas com cinco átomos só podem ser tetraédricas, como o metano.
“O valor do ângulo entre as ligações químicas tem sido bastante cobrado nas provas dos processos seletivos e pode aparecer no Enem”, diz Polachini.






10/08/09 - 07h00 - Atualizado em 10/08/09 - 07h00
Confira experiência para entender como ocorre a condução de corrente elétrica
Para lâmpada acender, substância deve ter carga elétrica com mobilidade.
Professor de química explica as condições de condutividade.
A condução de corrente elétrica costuma ser cobrada em questões de vestibular e pode aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Professor de química da unidade Paraíso do COC, em São Paulo, Marcelo Polachini faz uma experiência usando uma lâmpada para explicar as características da condução de corrente elétrica.
“Eletrólitos são substâncias que conduzem corrente elétrica e não-eletrólitos não conduzem corrente elétrica”, explica.
Na experiência, o professor introduz os eletrodos de um aparato com uma lâmpada em diferentes meios para ver se há condução de corrente elétrica, o que permitirá que a lâmpada acenda.
“Para a lâmpada acender, algumas condições precisam ser satisfeitas: as substâncias com que os eletrodos terão contato precisam apresentar cargas elétricas e com mobilidade, como metais sólidos e líquidos, grafite na forma sólida e compostos iônicos (metal + ametal) e ácidos em solução.”
De acordo com o professor, a força do ácido vai determinar a intensidade do brilho da lâmpada.





08/08/09 - 07h00 - Atualizado em 08/08/09 - 07h00
Entenda as causas da chuva ácida e os seus danos ao ambiente
Crescimento das plantas e reprodução da vida marinha são afetados.
Professor de química explica ainda como a chuva ácida se forma.
Toda chuva é ácida por causa do gás carbônico presente na atmosfera. No entanto, quando ela fica ácida demais, acaba se tornando um problema ambiental.
Os dois principais causadores da chuva são os óxidos de enxofre (anidrido sulfuroso e anidrido sulfúrico) e os óxidos de nitrogênio (ácido nítrico e ácido sulfúrico), que são os principais ácidos da chuva ácida.
“O gás carbônico deixa a chuva só ligeiramente ácida, não causa tanto problema”, afirma Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso COC, em São Paulo .
saiba mais
--------------------------------------------------------------------------------
“Automóveis e indústrias produzem óxidos de enxofre e nitrogênio, são oxidados, vão para as nuvens, reagem com a água e descem na forma de uma água acidificada ao extremo, a chamada chuva ácida”, explica.
Segundo ele, alguns dos efeitos no ambiente podem ser sentidos no crescimento das plantas e na reprodução da vida marinha, que são prejudicados, na deterioração do solo e até na danificação de monumentos e metais.






Quarta-feira (5/8)
Alotropia é o fenômeno em que substâncias diferentes são formadas pelo mesmo elemento, como acontece com o grafite e o diamante, que são compostos por carbono.
"Outros elementos que formam substâncias diferentes são o oxigêncio e o fósforo", explica Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo.






25/07/09 - 10h00 - Atualizado em 25/07/09 - 10h00
Entenda o fenômeno da tensão superficial
Professor explica por que alguns insetos conseguem andar sobre a água.
Coesão entre moléculas da superfície da água dá origem ao fênomeno
Um assunto que costuma aparecer com frequência em questões de vestibular, o fenômeno da tensão superficial, ocorre na superfície de líquidos e explica, por exemplo, por que uma moeda colocada sobre a água não afunda, ou ainda por que alguns insetos são capazes de andar sobre a água.
Em uma aula em vídeo, Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, explica como a intensa coesão entre as moléculas da superfície da água dá origem ao fênomeno (confira o vídeo). “Nem sempre podemos usar a densidade para explicar flutuação de objetos”, diz Polachini.




01/08/09 - 07h00 - Atualizado em 01/08/09 - 07h00
Entenda como é a estrutura química da molécula de DNA
É possível associar a imagem da molécula de DNA a uma escada.
Os 'degraus' são formados pelas bases nitrogenadas.
A molécula de DNA pode ser analisada tanto do aspecto biológico como químico, que já foi até tema de uma questão da segunda fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Numa aula em vídeo, Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, fala a respeito da estrutura da molécula, como as suas ligações de hidrogênio.
"A molécula de DNA parece um duplo corrimão, mas, na verdade, seria como uma escada, em que os degraus são formados pelas bases nitrogenadas: a adenina pega a timina e a citosina pega a guanina", explica. "A desoxirribose e o grupo fostato formam o corrimão da 'escada'."






22/07/09 - 07h00 - Atualizado em 22/07/09 - 15h57
Professor de química faz experiência para explicar oxidação de álcoois
Oxidação da glicerina, que é álcool, libera grande quantidade de calor.
Álcoois são divididos em tipos primário, secundário e terciário.
A oxidação de álcoois, que faz parte da química orgânica, aparece com bastante frequência nos vestibulares. Os álcoois são divididos em três tipos: primário, secundário e terciário. Cada um deles oxida de um jeito diferente.
O primário se transforma em aldeído, que, se oxidado novamente, se transforma em ácido carboxílico. O secundário, por sua vez, quando oxidado, vira cetona, e o terciário não sofre oxidação.
Numa aula em vídeo, Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, faz uma experiência com glicerina, que é um álcool, e permanganato de potássio (confira o vídeo). Quando ocorre a oxidação da glicerina, há grande liberação de calor.




17/07/09 - 07h00 - Atualizado em 17/07/09 - 07h00
Professor de química explica como funcionam os indicadores ácido-base
Confira experiência com o suco de repolho roxo em diferentes meios.
Fenolftaleína e azul de bromotimol são outros dois indicadores.
Os indicadores são substâncias químicas que mudam de cor quando entram em contato com substâncias ácidas ou básicas. Três indicadores costumam ser cobrados no vestibular: fenolftaleína (que é incolor em meio ácido ou neutro e fica rosa em meio básico); azul de bromotimol (que fica amarelo em meio ácido, verde em meio neutro e azul em meio básico) e o extrato de repolho roxo (que é roxo em meio neutro, fica vermelho em meio ácido e verde em meio básico).
Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, explica numa aula em vídeo as principais características desses três indicadores ácido-base. Em seguida, ele faz uma experiência prática para mostrar como o suco de repolho roxo muda de cor de acordo com o meio








09/07/09 - 07h40 - Atualizado em 09/07/09 - 07h40
Professor de química dá dicas para se familiarizar com a tabela periódica
Conhecer a posição dos elementos ajuda a resolver questões.
Alguns dos principais vestibulares não costumam dar a tabela



25/06/09 - 10h33 - Atualizado em 25/06/09 - 10h34
Professor de química explica o que é reação de simples troca
As reações químicas inorgânicas costumam ser muito cobradas nas questões de vestibular. Elas são as de síntese, análise, simples troca e dupla troca.
Nesta aula em vídeo, o professor de química da unidade da Vila Olímpia do Cursinho CPV, em São Paulo, Armando Muller explica o que são as reações de simples troca.
Ele faz ainda uma experiência prática para explicar a reação do sódio com a água.






18/06/09 - 07h00 - Atualizado em 18/06/09 - 07h00
Conheça as noções básicas de cálculo estequiométrico.
O professor de química do Cursinho da Poli Rubens Faria explica nesta aula em vídeo noções básicas de cálculo estequiométrico.
Veja exemplos práticos deste assunto, que costuma ser cobrado na maioria dos vestibulares.




13/06/09 - 07h00 - Atualizado em 13/06/09 - 07h00
Entenda o que é mol.
O professor de química do Cursinho da Poli Rubens Faria explica nesta aula em vídeo o que significa mol. De acordo com ele, mol é a uma unidade de medida de grandeza.
Ele também explica a relação dessa quantidade de matéria com a chamada Constante de Avogadro.





O modelo atômico de Rutherford-Bohr, apresentado em 1913, é composto de um núcleo com eletrosfera, dividida em órbitas. Os elétrons de cada uma delas possuem energia constante.
O professor de química do Anglo João Usberco explica a evolução dos modelos de átomo.
Compreenda melhor o modelo de Rutherford-Bohr a partir de experimentos feitos pelo professor.


video.globo.com (COMO FUNCIONA O ÁTOMO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário